Uso ético, seguro e legal das novas tecnologias

As novas tecnologias são uma realidade na vida de crianças e adolescentes. Como temos orientado nossos filhos para o uso ético, seguro e legal desses meios?

Nas décadas de 80 e 90, a TV era considerada um grande vilão quando as crianças eram deixadas horas a fio diante dela. Neste caso, estamos falando de uma tecnologia em que o telespectador tem uma postura passiva. Hoje, com a Internet e tudo o que é oferecido a partir dela, as coisas mudam de figura: crianças e jovens interagem com os conteúdos e com pessoas que, muitas vezes, não sabem quem são.

Será que nossos pequenos têm condições de se embrenhar nesse espaço tão cheio de atrativos, distrações, informações e também perigos?

No texto que indicamos abaixo, há uma série de questionamentos que nos fazem, pais e educadores, pensar sobre a qualidade de tempo que temos dedicado a orientar crianças e adolescentes quanto ao uso de tecnologias digitais e o quanto sabemos sobre o que eles fazem na Internet, com smartphones, celulares e/ou tablets.

Valdemar W. Setzer, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, alerta que é preciso muito conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole para usar a Internet. Será que crianças e adolescentes têm todos esses requisitos para usar essa tecnologia sem nossa presença e/ou orientação?

A Internet tem uma série de vantagens, mas é preciso cuidado e maturidade para escolher o que ver e fazer com ela.

Boa leitura!

http://www.ipog.edu.br/blog/como-orientar-criancas-e-adolescentes-para-o-uso-etico-seguro-e-legal-das-novas-tecnologias/

 

CEB – Centro Educacional Brandão
http://www.ceb.g12.br
Alameda dos Tupiniquins, 997 – Moema – SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s