Sugestões para brincar em casa com os filhos

Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar.

No Brasil, o movimento Aliança pela Infância (Alliance for Childhood – uma rede que atua, desde 1997, facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças) tornou essa comemoração em a Semana Mundial do Brincar, que ocorre de 22 a 28/5.  Anualmente há um tema, e neste ano é “O Brincar que Encanta o Lugar”.

……….

Um dos nossos valores é o Direito à Infância. O CEB valoriza, respeita e preserva a infância em sua essência, garantindo aos alunos o direito de ser criança que brinca, experimenta, cria, imagina, descobre, ensina e aprende.

Além das atividades de recreação que acontecem diariamente para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, em especial, nesta semana, todos participaram de atividades recreativas em comemoração à Semana Mundial do Brincar.

Pensando em atividades para brincar com as crianças em casa e torná-la também um lugar encantado, seguem, abaixo, de acordo com a faixa etária, sugestões extraídas do livro “Brincar é preciso/Guia para mães, pais, educadores e para quem possa interessar”, de Marilena Flores – Editora Evoluir Cultural.

Bebês e crianças até 1 ano e meio gostam de:

  • Brincar com seus dedos, pés, paninhos e bonecos de pelúcia quando estiverem em seus berços, camas ou sobre um tapete no chão;
  • Brincar de esconder atrás de panos, lençóis, portas, etc.;
  • Diferentes texturas e tamanhos para tocar;
  • Entrar em contato com diferentes aromas: flores, temperos, sachês de chás, etc.;
  • Imitar gestos e sons de animais;
  • Pular sobre a cama, rolar no tapete, engatinhar, balançar os joelhos, etc.;
  • Utilizar brinquedos empilháveis com diferentes tamanhos e cores, com argolas ou de puxar;
  • Brincar com móbiles suspensos ou presos nas laterais do berço, os que emitem sons e luzes, de várias texturas, que apresentem contrastes de cores;
  • Ouvir músicas de ritmos calmos e palavras importantes para o desenvolvimento da linguagem. Gostam de utilizar objetos com diferentes sons como brinquedo de guizo e chocalhos;
  • Ouvir histórias curtas e ver livros com figuras simples e com texturas. Estes podem ser de pano ou material lavável e macio.

 

Crianças de 1 ano e meio a 3 anos apreciam:

  • Brincar de imitar gestos tais como lavar o rosto, limpar a casa ou engatinhar;
  • Brincar de “Imitar o Mestre”, ou seja, faça tudo que o Mestre mandar tal como andar de quatro, cantar como um galo, etc.;
  • Jogos corporais de equilibrar-se em um pé só, pular com os dois pés, correr com olhos fechados, brincar com bola ou rastejar em um túnel;
  • Ouvir uma pequena história e imitar os personagens principais, utilizando fantoches;
  • Brincar de “Faz-de conta”, fantasiando-se ou usando uma roupa velha ou de adulto;
  • Utilizar grandes caixas de papelão para fazer carros, lojas ou somente para explorar;
  • Utilizar blocos grandes de construção e de encaixe, em cores variadas;
  • Brinquedos com movimento e rodas: carrinhos de puxar ou empurrar, triciclos, cavalinho de pau;
  • Jogos com bola, brincadeiras com balões (bexigas);
  • Brincar com terra, areia e água;
  • Manusear diferentes instrumentos, tocá-los e cantar. Gostam das brincadeiras que envolvem música, gestos e expressão corporal;
  • Brincar com outras crianças, compartilhando um mesmo objeto, como por exemplo, entrar em uma caixa e ser empurrado, jogar bola, vestir uma boneca, etc.;
  • Brincar com crianças mais velhas o que desperta o senso de cuidado e oferece para as menores, modelos a serem seguidos.

 

Crianças de 3 a 4 anos gostam de:

  • Brincadeiras de roda, pular, correr, escalar, rolar, escorregar, etc.;
  • Andar de bicicleta;
  • Brincar com terra, água e areia;
  • Massa para modelar, tintas com cores variadas para pintar;
  • Brinquedos com movimento como carros, trenzinhos, aviões, barcos, etc.;
  • Brincadeiras de “Faz-de-conta”. Brincar de casinha, mamãe e papai. Gostam de imitar as atividades dos adultos, além de imitar outros seres;
  • Usar fantasias com seus heróis preferidos, brincar de fantoches e teatrinho.

 

Crianças de 4 a 6 anos apreciam:

  • Brincar de pular, correr, cantar e dançar;
  • Atividades como andar de bicicleta e outros brinquedos com rodas;
  • Brincar com bonecos e bonecas, casinhas, seus utensílios, móveis e vestimentas;
  • Usar fantasias, principalmente dos personagens com os quais se identifica;
  • Ouvir histórias, principalmente os de heróis e heroínas;
  • Teatro de fantoches;
  • Jogos com regras: memória, dominó e de tabuleiro;
  • Jogos de construção;
  • Massa para modelar, forminhas e potinhos, tinta não tóxica;
  • Caminhões, tratores, carros, aviões e trenzinhos.

 

Crianças dos 6 aos 9 anos apreciam:

  • Atividades que estimulem sua autonomia e iniciativa
  • Oportunidades para as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais criativos, os jogos, as danças, os cantos, as múltiplas formas de comunicação, de expressão artística, de criação e de movimento;
  • Ir ao parque ou convidar os amigos para brincar em casa;
  • Atividades de iniciação aos esportes que facilitam o aprendizado de regras e de atuação em equipe;
  • Preferencialmente brincar de casinha ou de escola, se forem meninas. Gostam de cantar e dançar, além de brincar com bonecas. Os meninos, as acompanham às vezes, nessas brincadeiras e gostam bastantede jogos com movimentos e desafios;
  • Misturar ingredientes de cozinha e preparar alimentos simples na companhia de adultos;
  • Andar de bicicleta.

 

As crianças de 9 aos 12 anos gostam de: 

  • Jogos com bola, brincar na água, correr, saltar, equilibrar-se ou equilibrar objetos;
  • Mesclar atividades solitárias como ler um livro, assistir TV, com aquelas que incluem exercícios físicos, bem como os jogos em grupo ou com regras;
  • Acompanhar os pais em atividades esportivas ou frequentar clube ou escola esportiva, tudo como brincadeira e estando sempre atentos para evitar treinos agressivos bem como os excessos competitivos;
  • Aprender jogos cooperativos;
  • Participar de torneios de jogos com regras: dominó, xadrez e outros;
  • Atividades criativas como o desenho. Seus trabalhos tem grande riqueza de detalhes;
  • Oportunidades de experimentações científicas;
  • Atividades artísticas como o teatro que, em suas inúmeras formas de representação, é uma ótima oportunidade para que as crianças apresentem, de forma imaginativa, sua visão de mundo;
  • Música e dança;
  • Literatura infantil.

 

CEB – Centro Educacional Brandão
http://www.ceb.g12.br
Alameda dos Tupiniquins, 997 – Moema – SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s