Que tipo de filhos queremos deixar para o mundo?

A partir desta significativa pergunta, fomos estimulados, na última quarta-feira, a refletir sobre os rumos da educação que desejamos para nossos filhos e alunos.

Professor Mario Sergio Cortella, figura de presença forte e marcante, com leveza nas palavras, descontração e com equivalente seriedade (afinal, “seriedade não é sinônimo de tristeza”), trouxe à tona inúmeras situações que podem parecer óbvias a princípio, mas que se configuram como exemplos importantes do passado e do presente de como guiamos e direcionamos nossos filhos no caminho de valores e princípios em que acreditamos.

Comprometer-se com o papel de educador implica em compreender que essa missão é de longa duração, que não se faz da noite para o dia (afinal, “A vida não é 100 metros rasos. A vida é Maratona”). E não se faz sozinho. Família e escola caminham juntas nesta jornada de educação e formação em busca da autonomia. Acelerar, reduzir, economizar fôlego, repensar e ter paciência fazem parte deste jogo. O tempo é nosso aliado.

Novos tempos, novos paradigmas exigem novos jeitos de olhar. Olhar para trás, resgatar o que há de valoroso,  analisar o presente com discernimento e agir agora em nome do futuro, é um movimento extremamente valioso. Afinal, a missão de “formar gente competente para melhorar o mundo” é séria e necessita de muito investimento conjunto.

A lição que fica é que, acima de tudo, precisamos de coragem (que nada mais é do que a capacidade de enfrentar o medo). Coragem para reestabelecer o que é prioridade, para ter sempre em mente que, apesar do amor imensurável, os desejos de nossos filhos não são sinônimos de direito. Coragem para acreditar que o “não” também se justifica pelo amor. Coragem para estar alerta e perceber quando atingimos o suficiente. Para se fortalecer e não se subordinar. E, acima de tudo, esperançar.

Afinal, “O mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que nós vamos deixar para este mundo”.

Ana Carolina Moura
Coordenadora Pedagógica e Educacional do Ensino Fundamental 2

 

CEB – Centro Educacional Brandão
http://www.ceb.g12.br
Alameda dos Tupiniquins, 997 – Moema – SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s