Bem-vindo ao PERCEB – Educação e Reflexão!

O CEB se propõe a formar gente competente para melhorar o mundo, ensinando a conhecer, fazer, criar, ser e conviver. Uma missão que consideramos fundamental nos dias de hoje.

Vivemos numa sociedade carente de respeito, generosidade, solidariedade, honestidade, ética, cuidado com o outro, noção de privacidade, vergonha, tolerância, delicadeza e muita educação.

Temos nos indignado com as notícias de jornais: o clube do carimbo; o namorado que publicou um vídeo sobre seu relacionamento íntimo, expondo a namorada; o vídeo desesperado da mãe agredindo o filho sem nenhum controle da situação para responder à atitude dele; a invasão, por um aluno, do sistema de uma grande escola de São Paulo; os jovens “baladeiros” que bebem e matam pessoas atropeladas na madrugada; os universitários que, em nome da diversão nas festas da faculdade, bebem até morrer… e tantas outras!

Diferentemente dos filhotes de tartarugas que já nascem sabendo que precisam nadar em direção ao mar, nossos “filhotes” precisam de nossa presença, participação e orientação na vida deles por muitos e muitos anos. Necessitam, além da presença e participação dos adultos, de uma orientação que seja ética, clara, intencional, firme, persistente. Precisam que sejamos bons modelos (constantes, coerentes e pertinentes) e sem dúvida, de “amor maduro”.

Muitas vezes, em meu percurso de educadora, observei o medo de perder o amor de filho impedir alguém de ser firme e indignar-se em momentos necessários e decisivos.

Educar pessoas é uma tarefa que não acontece de um dia para outro. É uma tarefa complexa! Filhos não nascem com manual de instruções! Comportamentos não são genéticos, são aprendidos. Educação, autonomia, responsabilidade, honestidade, entre outros, são frutos de construção, de conquista.

Como educadores, temos consciência de que somos parceiros das famílias no processo de educação de seus filhos. Sabemos que quanto mais alinhados em nossa missão estivermos, melhores resultados teremos.

Como somos persistentes em deixar pessoas melhores para o mundo, apaixonados por educação e por considerarmos que trocas sempre nos tornam melhores, inauguramos este espaço virtual de reflexão sobre educação. Nele serão publicados textos, vídeos, imagens que nos ajudem a tornarmo-nos melhores educadores. Dele poderão participar todos os envolvidos na tarefa de educar.

Participem enviando suas contribuições!

Forte abraço,

Marta – Diretora Pedagógica do CEB

 

CEB – Centro Educacional Brandão
http://www.ceb.g12.br
Alameda dos Tupiniquins, 997 – Moema – SP

6 pensamentos sobre “Bem-vindo ao PERCEB – Educação e Reflexão!

  1. Como é difícil e maravilhoso educar uma criança, mas o que é educar mesmo? Será que a teoria é suficiente ou a ação reforça o entendimento?
    Hoje a tecnologia está presente em nossas vidas e as crianças querem conhecê-la. Assim, o melhor que temos a fazer é mostrar o caminho, as informações e as ferramentas presentes. Nossas crianças em parceria com os pais, educadores e informações, saberão o que é bom para a vida.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário